Histórico

A Wikinova é uma empresa que nasceu e que cresceu dentro da Universidade. Por ter-se incubada na UNIFOR e ter em sua composição doutores e mestres, realiza naturalmente a aproximação desejada com a academia.

Surgiu em 2008, onde os sócios da Wikinova, desde então vêm desenvolvendo atividades de P&D em mapeamento colaborativo, onde uma rede social virtual é formada com o intuito de se atingir um objetivo pré-determinado.

Inicialmente com o projeto WikiCrimes (www.wikicrimes.org)  explorou-se o fato de que o mapeamento total de crimes de uma área geográfica pode ser feito, de forma colaborativa, diretamente pelo cidadão. O WikiCrimes foi motivo para publicação acadêmica de relevância em uma dos principais jornais da área e com patente registrada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Número de registro: 901346373)

A evolução desses trabalhos e o amadurecimento obtido a partir dos quase três anos de implantação de WikiCrimes levou a desenvolver uma plataforma para criação, manutenção e hospedagem de Mapas Colaborativos, batizada de WikiMapps (http://www.wikimapps.com). A ideia por trás da criação de um mapa colaborativo é a de compartilhar ou construir colaborativamente, dentro de uma comunidade virtual, informações georreferenciadas sobre temas diversos.

A partir de FootyCrowd foi possível construir o mapa das torcidas brasileiras (http://footycrowd.com), nossa maior experiência comercial e que englobou uma série de estratégias envolvendo a mecânica de jogos.

Atualmente com as diversas possibilidades de aplicações na área de aprendizado de máquina e com o conhecimento da equipe da Wikinova, onde todos tem vasto conhecimento em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, a Wikinova vem desenvolvendo este projeto inovador com o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com um grande potencial de mercado.

 

Bitnami